Quando alguém se queixa de queda de cabelo, as três causas mais comuns são:
1 – Eflúvio telógeno: o cabelo perde força, qualidade e se desprende com facilidade. Pode durar meses a anos. Frequente após o parto e menopausa, pode ser prevenido nestas condições, inclusive durante a gravidez.
2 – Alopecia androgenética masculina e feminina (calvície): A calvície é uma doença hereditária de herança poligênica, isto é, vários genes diferentes determinam sua extensão e gravidade, o que explica diferenças entre familiares. Poucos fatores externos influenciam neste problema. Atualmente destaco o uso de anabolizantes, que pode acelerar o processo, já predeterminado geneticamente. Outro fato curioso é o surgimento desta doença em cerca metade das mulheres após a menopausa. Distúrbios hormonais também podem levar a um quadro semelhante à calvície. Em se tratando de perda de cabelos, quanto mais precoce o tratamento melhores os resultados. Casos com menos de 5 anos de evolução costumam responder bem melhor que casos com mais de 10 anos.
3 – Alopecia areata: perda de pelos ou cabelos em regiões arredondadas ou ovais. Doença comum e muito associada ao estresse, na maioria das vezes desaparece sem tratamento em até 6 meses.
Agende uma consulta para analisarmos o seu caso e discutirmos o melhor tratamento.